HISTÓRICO
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Ivaiporã, entidade particular, de caráter filantrópico, cultural e educacional foi fundada em 20 de janeiro de 1982, como mantenedora do Centro Regional Educacional da Criança Excepcional de Ivaiporã – CRECEI, por um grupo de pais e amigos sabedores da importância de uma Escola Especial para o desenvolvimento biopsicosocial da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
A primeira reunião ordinária se concretizou no Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus, neste município, no dia 8 de janeiro de 1982, tendo como apóio técnico a Escola Especial de Maringá, na pessoa de Inês Cristina Devides, Iglaci Maria Mazurek e o presidente da APAE de Maringá da época, Benevaldo Ramos Ferreira, com registro em livro ATA de nº 01, sendo eleita a diretoria provisória de fundação da APAE de Ivaiporã, com os seguintes componentes: Presidente: Osvaldo Alves Pereira, Vice presidente: Antonio Ferreira, 1º secretário: José Navarro, 2º secretário: Sérgio C. Spolador, 1º tesoureiro: Antonio G. Favoretto, 2ª tesoureira: Irmã Elisa Valeri.
A primeira Diretoria Administrativa formou-se no dia 20 de janeiro de 1982 com os seguintes componentes: Presidente Luiz Antônio Carretas, Vice Presidente Zeno Triweller Filho, 1º Secretário José Navarro, 2º Secretário Antônio Carlos Godoy Borges, 1º Tesoureiro Ivan Kuchpil, 2º Tesoureiro Sérgio Campelo Spolador, Diretor de patrimônio Celestino Alves de Souza, Diretor Jurídico Álvaro Branco e Franklin de Jesus Cardoso, Diretoria de Relações Públicas Ambrosina F. Carretas, Diretor Extraordinário Luiz Costa Chaves, Conselho Deliberativo Osvaldo Alves Pereira, Mauro Gomes, Irmã Elisa Valeri, Orlando Pessuti, Maria Irene B., Francisco Duarte Vieira e Manoel Teodoro da Rocha, Conselho Fiscal Antônio Martins Ferreira, Irmã Tereza Rocha, Jorge Sapchak, Rui Moacir Gasparotto e Antônio Favoretto.
A APAE de Ivaiporã filiou-se a Federação Nacional das APAEs em 13 de novembro de 1982, sob nº 418.
A primeira instalação da Escola foi em uma sede provisória cedida pela Prefeitura Municipal, localizada na Praça D. Pedro I, s/n neste município, sendo esta doada logo em seguida à APAE de Ivaiporã.
Iniciou-se assim, os atendimentos especializados com trinta e oito (38) alunos com de deficiência intelectual, clientela alvo; sendo trinta e um (31) destes, atendidos na sede e os outros sete (7) alunos atendidos no Distrito de Alto Lageado, extensão da Escola, extensão esta que funcionou até o ano de 1987.
O Centro Regional Educacional da Criança Excepcional de Ivaiporã –CRECEI teve sua Autorização de Funcionamento concedido pela Secretaria de Estado da Educação – SEED em 16 de julho de 1984 pela Resolução nº 5.808/84.
Outra conquista com a SEED, foi o Convênio de Amparo Técnico e Financeiro, verba utilizada para pagamentos de docentes, administrativos e serviços gerais.
No ano de 1984, com apoio da comunidade e da prefeitura, foi construída e inaugurada a nova sede da APAE de Ivaiporã, localizada na Avenida Souza Naves, 1880, na qual permanece até hoje.
A APAE de Ivaiporã foi reconhecida com Utilidade Pública Federal em 02 de agosto de 1988 através do Decreto nº 96459.
APAE recebeu no ano de 1988, a doação de dois terrenos ao lado da Escola, pelo SASBI.
Ainda neste ano de 1988, através de doações do Rotary Club, Câmara de Vereadores, Loja Maçônica Amor e Liberdade, Banco Bamerindus de Ivaiporã e de mais alguns colaboradores locais foi possível adquirir uma Kombi destinada ao transporte dos alunos matriculados.
Em dezembro de 1989, foi firmado um convênio com a FUNDEPAR para ampliação do prédio da APAE.
Em 1990 recebemos verba do PROVOPAR Ação Social para o término da construção do prédio da Escola.
No ano de 1991 com recursos recebidos do convênio do o FNDE/MEC, foram construídos muros e calçadas na Escola. E neste mesmo ano foi construída uma piscina térmica.
No ano de 1992 foi firmado um convênio com a Secretaria de Estado da Educação – SEED para ampliação de salas de aula e lavanderia.
Em 1993 firmamos convênio com o FNDE/MEC para ampliação de quatro salas de aula.
Neste mesmo ano de 1993 recebemos verba do PROVOPAR Ação Social para cobertura da quadra da Escola.
Ainda em 1993 a APAE recebeu do Pró-Vida maquinários para compor o acervo da marcenaria, além de receber verba da SEED para construção de um salão com banheiro para instalar a marcenaria da Escola.
No ano de 1995 a APAE de Ivaiporã conquistou a isenção da cota patronal do INSS, ampliou salas de aula e construiu a marcenaria.
Em 1996 foi adquirido um terreno de três alqueires paulistas para a APAE Rural e construção de Casas Lares destinadas à moradia de alunos órfãos e/ou em estado de abandono. A Casa lar foi construída em 1997, com verba da Secretaria de Estado da Criança e Assuntos da Família/ Instituto de Assistência Social do Paraná – SECR/IASP.
Mudança da nomenclatura do Centro Regional Educacional da Criança Excepcional de Ivaiporã – CRECEI para Escola de Educação Especial de Ivaiporã de acordo com a Resolução da Secretaria de Estado da Educação nº 3120/98, publicado no D.O.E. em 11/09/1998.
No ano de 2001 a Escola ganhou um Laboratório de Informática, contendo treze microcomputadores completos, um scanner, uma impressora laser, uma impressora jato de tinta, uma câmera fotográfica digital, duas câmeras de vídeo digital, móveis para o laboratório e cursos de informática para professores, doado pelo Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial (Projeto de Informática na Educação Especial – PROINESP II), através do Deputado Federal Flávio Arns.
Ainda neste ano de 2001 foi feito reforma e adequação de uma sala para a instalação do laboratório de informática, sendo a mão-de-obra da parte elétrica doada por Furnas Centrais Elétricas.
Neste mesmo ano recebemos um microônibus de 16 lugares, ano 1985, doado pela Câmara dos Deputados, através do Deputado Federal Flávio Arns.
A APAE de Ivaiporã mantém convênio com o Fundo de Assistência Social/MPAS para despesas de consumo da Escola de Educação Especial de Ivaiporã.
A APAE de Ivaiporã mantém Convênio de Amparo Técnico e Financeiro com a Secretaria de Estado da Educação – SEED, para pagamento de salários e encargos dos docentes, administrativos, instrutores, atendentes e serviços gerais da Escola de Educação Especial de Ivaiporã.
No ano de 2004 firmamos Termo de Cessão Temporária de Veículo Fiat/Tempra Ouro 16 v., ano 1995, por empréstimo com o Departamento Estadual de Transporte Oficial – DETO, do Governo do Estado do Paraná.
Neste mesmo ano recebemos do Rotary Club e Rotary Integração de Ivaiporã, através de doação, de um veículo VW/Kombi, ano fabricação: 2002, de 9 lugares para transporte dos alunos.
A partir de 2005, A APAE é reconhecida pelo Ministério da Saúde, pelos serviços de saúde prestados durante toda a sua história, efetivando Convênio entre APAE e SUS – Sistema único de Saúde, fazendo parte também da Política Nacional de Saúde.
Ainda neste ano de 2005 firmamos Convênio com a UNIMED de Apucarana - Cooperativa de Trabalho Médico para consultas médicas gratuitas, destinadas exclusivamente aos alunos matriculados na Escola de Educação Especial de ivaipor.
Recebemos neste mesmo ano a doação de um veículo Brasília, ano 1978, do Dr. Orlando Sanches do Hospital e Maternidade de Ivaiporã.
No ano de 2006 adquirimos um veículo Fiat Ducato Multi, cor: branco, modelo: 2007, ano de fabricação: 2006, zero km, 16 lugares, para transporte dos alunos, com recursos próprios.
Neste mesmo ano firmamos convênio com FNDE – Emenda do Senador Flávio Arns, no valor de cinqüenta mil reais (R$ 50.000,00), para ampliação de três salas de aula.
No ano de 2007 ampliamos o espaço físico construindo 04 salas de aula e banheiro adaptado para paralisado cerebral, com a participação de emenda do Senador Flávio Arns.
Em 2008 construímos uma nova ala de salas de aula e complexo com banheiros, com recursos oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE e Ministério da Educação – MEC e de promoções da Escola e doações conseguidas junto à comunidade.
No ano de 2009 construímos a Central de Gás.
Neste mesmo ano recebemos uma Kombi ano/modelo 2009/2010 do Provopar Ação Social.
Iniciamos em 2010 a reforma total da calçada externa, em frente e ao lado da Escola da APAE e o portal de entrada com rampa de acordo com a orientação do Corpo de Bombeiro.
O trabalho da APAE se efetivou de forma sistemática atendendo pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Nossos professores e alunos em conjunto com as equipes de direção, técnica e pedagógica têm papel central nesta história porque atuam na proposta pedagógica que ao longo desses 28 anos de existência contribuíram para a construção da identidade educacional desenvolvida pelo Movimento Apaeano.
Durante esta trajetória realizaram-se grandes avanços na área da Educação Especial como: adaptações curriculares de modo a garantir a evolução e posterior inclusão de alguns alunos no ensino comum; no mercado de trabalho formal e informal, nos esportes, nas artes, na própria família e na sociedade, através de sensibilização, participação, orientação, conscientização e capacitação da pessoa com deficiência para a vida.
Todo nosso trabalho culminou no reconhecimento oficial das Escolas Especiais, agora denominadas normativamente de Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial na Área de Deficiência Intelectual e Múltipla, com o Parecer 108/10, publicado no Diário Oficial do Estado em 11/02/2010. Continuaremos a ofertar, agora com maior apoio e reconhecimento governamental, a Educação Escolar nas etapas de Educação Infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nos seguintes segmentos de Educação Profissional, qualificação para o trabalho e Educação de Jovens e Adultos – primeira fase, em conformidade com o Art. 21 da LDB 9394/96.
A APAE de Ivaiporã, busca trabalhar na transversalidade das Políticas Públicas entendendo a pessoa com deficiência como um cidadão com direito ao acesso aos bens e serviços da sociedade brasileira.