Fonoaudióloga: Anielly Cristini Luz Bonfim
A fonoaudiologia é a profissão da área da saúde, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia nas áreas da comunicação oral e escrita, voz e audição.
A atuação Fonoaudiológica na Escola Ivaiporã. Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos iniciais e Educação Profissional/Inicial – Modalidade de Educação Especial tem como objetivo principal, minimizar as intercorrências decorrentes de patologias específicas e proporcionar aos alunos uma melhor qualidade de vida pessoal, social, visando estabelecer o bem estar físico e emocional aos indivíduos submetidos ao tratamento e seus familiares.
São várias as patologias apresentadas pelos alunos e a maioria tem como conseqüência atraso no desenvolvimento de fala e linguagem.
Os atrasos na aquisição da linguagem podem prejudicar em graus variados o desenvolvimento da comunicação humana.
Para que ocorra um correto desenvolvimento desta é de fundamental importância a estimulação da criança desde os primeiros anos de vida, pois a linguagem se desenvolve a medida em que a criança é estimulada pelo meio e também de acordo com suas capacidades neurológicas, emocionais, físicas.
É importante expor a criança a situações sociais, para que interagindo com o meio enriqueça suas experiências de comunicação, é fundamental também fornecer um padrão correto de fala, deixar a criança se expressar tendo paciência para ouvi-la, sem interromper, corrigir ou recriminar. São atividades simples que podem ser realizadas no cotidiano da criança, que auxiliarão o seu desenvolvimento de fala e linguagem, minimizando assim as intercorrências decorrentes da falta de estimulação.
O setor de Fonoaudiologia da Escola Ivaiporã. Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos iniciais e Educação Profissional/Inicial – Modalidade de Educação Especial avalia cada aluno e a partir do quadro apresentado, se necessário, adota uma conduta terapêutica adequada as suas necessidades.
A atuação fonoaudiológica é realizada através de atendimentos individuais ou em dupla, com duração média de 30 minutos.
São realizadas várias atividades, entre elas, destacam-se as principais:
- Intervenção global, através de atividades lúdicas, que promovam um ambiente verbal rico para o desenvolvimento de fala;
- Introdução de alimentação adequada;
- Estimulação sensorial ( audição, tato, olfato, paladar);
- Estruturação do sistema fonético/fonológico e sintático/semântico, procurando introduzir sons ainda não adquiridos e corrigir os que se encontram distorcidos, assim como aumentar o vocabulário do aluno e a utilização correta do mesmo;
- Correção de hábitos deletérios, como uso de chupeta e mamadeira, pois estes interferem no bom desenvolvimento dos órgãos responsáveis pela fala.
O trabalho é realizado em conjunto com os professores e familiares, os quais recebem orientações em relação aos procedimentos adotados em terapia e atividades que eles podem estar realizando para auxiliar o processo terapêutico.
Quando necessário os alunos são encaminhados para outros profissionais e realização de exames.