Financiamento: Recursos próprios da instituição mantenedora e doações da comunidade.
Instituição responsável pela residência: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ivaiporã – APAE.
Localização: A Casa Lar mantida pela APAE de Ivaiporã está localizada há 3 Km do centro da cidade, e esta possui uma área de terras de 03 alqueires paulistas, à Rua Marechal Deodoro, s/nº, zona urbana da cidade de Ivaiporã, no qual funciona a APAE Rural e a Casa Lar.
Definição: A Casa Lar da APAE de Ivaiporã-PR é referência no atendimento das pessoas com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências que vivenciaram situações de vulnerabilidade e risco. A Casa Lar da APAE de Ivaiporã atualmente é uma alternativa de moradia para sete pessoas. Nossa casa possui uma mãe social que é responsável por exercer a função materna, sendo esta orientada pela equipe multiprofissional escola da APAE quanto à importância do trabalho baseado na afetividade.
Público Alvo: Pessoas com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências do sexo masculino que vivenciaram situações de abandono e negligência familiar, sem vínculos com a família de origem ou impossibilitadas de conviver com a mesma.
Objetivo Geral: Oferecer acolhimento digno, em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social, as pessoas com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências que vivenciaram situação de vulnerabilidade, risco, abandono ou negligência, e sem vínculos com família de origem ou impossibilitadas de conviver com a mesma.
Objetivos Específicos: • Atender pessoas com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências, do sexo masculino, sem limite de faixa etária, sendo estes, alunos que freqüentam a Escola de Educação Especial de Ivaiporã - APAE; • Oferecer as pessoas com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências condições de moradia adequada, bem estar social, socialização e integração respeitando suas limitações; • Garantir a convivência comunitária através de atividades de inserção em atividades, programas e projetos (Educação, Saúde, Atividades de Lazer entre outros), desenvolvidos no ambiente externo a instituição; • Estimular o desenvolvimento de atividades pertinentes ao cotidiano do Lar, respeitando sempre a individualidade e limitação de cada um. • Oferecer trabalho individualizado, respeitando as características individuais e limitações de cada um. • Promover ações para o fortalecimento e manutenção dos vínculos afetivos entre os moradores; • Preservar os vínculos familiares, quando existente.